
CNPq estabelece acordo com faculdades comunitárias canadenses
Parceria promete fortalecer colaboração em pesquisa aplicada e inovação
A Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses (ACCC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estabeleceram acordo para desenvolver e reforçar a sua colaboração na cooperação tecnológica, inclusive em pesquisa aplicada.

Os Presidentes da ACCC, Denise Amyot, e do CNPq, Glaucius Oliva
Os Presidentes da ACCC, Denise Amyot (EN /FR), e do CNPq, Glaucius Oliva, assinaram um Memorando de Entendimento reconhecendo a importância do apoio à cooperação científica e tecnológica aplicada entre Brasil e Canadá.
"Este acordo destaca a experiência de instituições canadenses e permite que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico envie jovens pesquisadores e profissionais brasileiros para o Canadá para aprender com nossas experiências", disse Amyot.
A Associação e o CNPq vão trabalhar para desenvolver projetos ou atividades que apóiam um programa de capacitação para estudantes brasileiros ou profissionais das Instituições membros da ACCC; intercâmbio de pesquisadores para promover a pesquisa aplicada ou para conduzir consultas sobre o tema; e o desenvolvimento da capacitação e treinamento no âmbito da P&D aplicados, em projetos conjuntos. O acordo também promove o desenvolvimento de seminários tecnológicos, workshops e simpósios, bem como o intercâmbio de informações de políticas e estratégias conjuntas de P&D aplicados.
Este acordo vem no momento em que a ACCC chefia uma delegação de 20 Institutos Canadenses de Tecnologia participando de uma campanha promocional que inclui a visita a 20 comunidades através do Brasil para recrutar 1.000 alunos para bolsas oferecidas dentro do programa Ciência sem Fronteiras(EN / FR). Ele também baseia-se no progresso decorrente do Fórum Brasil-Canadá em Inovação (EN / FR), Ciência e Tecnologia, aberto pelo Sr. Gary Goodyear, Ministro de Estado (Ciência e Tecnologia), em Toronto, em fevereiro deste ano.
"Noso governo vê com satisfação que a ACCC está promovendo uma maior inovação científica e tecnológica através da cooperação mais estreita com parceiros no Brasil", disse o ministro Goodyear.
A ACCC é a voz nacional e internacional das faculdades e institutos do Canadá financiados por fundos públicos, servindo a 1,5 milhão de alunos de todas as idades e origens através de campi em 1.000 comunidades urbanas, rurais e remotas.
Para mais informações:
Shawn Dearn
Diretor de Comunicações, ACCC
613-746-2222 Ext. 3123
Twitter: @ ACCC_Comms
Veja a notícia original em http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/highlights-faits/2013/718-nr-jun20-2013-por.aspx?lang=pt
Source: Embaixada do Canadá no Brasil