Parcerias com  as Universidades de Calgary e Ottawa

UFG fortalece relação com instituições do Canadá

Parcerias com  as Universidades de Calgary e Ottawa possibilitam mobilidade de estudantes

Na última segunda-feira, 29/08,  a Secretária de Relações Internacionais, Laís Thomaz, e a Secretária Adjunta, Rejane Faria, receberam Angel Castillon, Dominique Dmowski  e Gillian Charmbury, estudantes canadenses e  participantes do projeto Teaching Across Borders. As estudantes compartilharam os motivos que as levaram escolher Goiânia. Gilian contou que, de todos os destinos oferecidos pelo Programa, Goiânia é o menos óbvio e pensa que  poderá ter uma experiência brasileira mais autêntica.

canadenses

Créditos da Foto: Acervo pessoal Prof. Wilson

Elas são da Universidade de Calgary e ficarão dois meses no Brasil em colaboração com a Faculdade de Educação (FE), sob a orientação do Professor Wilson Paiva. Durante esse tempo, além de ajudar estagiários e professores de inglês em escolas públicas, elas observarão o sistema educacional brasileiro  para compará-lo com o canadense, visando compreender as diferenças entre eles. Elas acreditam que entender a cultura e o sistema educacional da América Latina as ajudará a lecionar no Canadá, que é um país muito diverso e recebe  pessoas de todos os lugares do mundo. Quanto às expectativas, Dominique conta que espera se divertir muito e não vê a hora de conhecer os estudantes  da UFG. Gillian, por sua vez, está mantendo as suas expectativas abertas e está muito feliz de ter essa oportunidade. O Cepae e a Faculdade de Letras estão sendo parceiras no acolhimento das estudantes.

A UFG conta com um Acordo Específico de Cooperação assinado desde 2021 com a Universidade de Calgary (UC). O Acordo é um Termo de Intercâmbio Estudantil destinado à mobilidade de discentes da Werklund School of Education (WSE/UC), como é o caso das estudantes canadenses, e da Faculdade de Educação (FE/UFG).

Novo acordo com Ottawa

A UFG também possui outros acordos e parcerias com o Canadá e está sempre buscando novas colaborações  por meio do seu Núcleo de Estudos Canadenses. Um exemplo disso é  que a UFG e a Universidade de Ottawa firmaram, no dia 20 de julho, um novo acordo geral bilateral.

Esse acordo firma um bom relacionamento entre as duas universidades, as quais se comprometem em prestar auxílio mútuo nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, além de facilitar e formalizar a mobilidade acadêmica tanto de discentes quanto de docentes. O acordo tem duração de 5 anos, e pode vir a ser renovado, a depender do consenso entre ambas as instituições.

Um outro exemplo dessa boa relação entre a UFG e o Canadá se consolida com a seleção do discente de Relações Internacionais da UFG, Mateus Rodrigues Ramos, no programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), gerenciado pelo Global Affairs Canada.

Embora Mateus não seja beneficiário direto desse novo acordo firmado entre a UFG e a Universidade de Ottawa, ele acredita a que a partir desse convênio a mobilidade estudantil fica mais fácil, tanto pela segurança financeira quanto pela formalização das relações.

Mateus explica que vai para Ottawa com a intenção de participar de um projeto de pesquisa coordenado pela  professora Rita Abrahamsen, o chamado Global Right. Porém, adianta que pretende candidatar-se para estudar outras disciplinas, estendendo seu período de intercâmbio no país.

Fonte: SRI